Guia para brasileiros em Londres
   Home   |   Guia de Serviços   |   Classificados   |   Chat   |   Fórum   |   Notícias   |   Relatos   |   Contato   
Fórum

Vistos UK

The Pub

Vistos Austrália

The Classroom

The Barbecue

Sushi Bar
Guia

Busca por região

Busca por serviço

Pesquisa/Índice
YesLondres!

Pedalando em Londres

Cerveja Quente

Zonas 1 a 6

Aeroportos

  Tópicos recentesTópicos recentes  Mostra Lista dos Membros do FórumLista de membros  Procurar o fórumProcurar  AjudaAjuda
  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar
The Pub
 Canguru Forums : The Pub
Assunto Tópico: Crise mundial e Ofertas de trabalho  Responder
Autor
Mensagem << Tópico Anterior | Próximo Tópico >>
marciamoreira
Senior Member
Senior Member


Registrado: 19/12/2008
Localização: United Kingdom
Status: Offline
Mensagens: 79
Enviado: 04/02/2009 em 16:37 | IP gravado Citação de  marciamoreira

Colegas que já estão no Reino Unido,

Vocês podem nos dar uma idéia de como está o mercado de trabalho na UK pós crise? Trabalho com gerenciamento de projetos na Petrobras, e este é um mercado que não está em baixa (ainda!) no Brasil. Pretendia ir para Londres em julho, mas com a situação atual, não sei se seria um bom momento.

Agradeço qualquer notícia.
Abs,
Marcia
Ver marciamoreira's Perfil Procurar outras mensagens marciamoreira
 
aurelio
Moderator
Moderator
Avatar

Registrado: 06/06/2007
Localização: Australia
Status: Offline
Mensagens: 605
Enviado: 05/02/2009 em 05:50 | IP gravado Citação de  aurelio

Márcia,

Eu arrumei emprego em 3 semanas (cheguei agora em Janeiro), mas esta questao é muito individual. Tudo depende de seu ingles, suas experiencias e qualificacoes. O mercado está ruim, mas cheio de empregos para os candidatos certos.

Aurelio
Ver aurelio's Perfil Procurar outras mensagens aurelio
 
marciamoreira
Senior Member
Senior Member


Registrado: 19/12/2008
Localização: United Kingdom
Status: Offline
Mensagens: 79
Enviado: 05/02/2009 em 07:47 | IP gravado Citação de  marciamoreira

Wow Aurélio!

Você conseguiu uma colocação bem rápido! :)
Seria demais te perguntar como foi o processo de seleção?

Li em algum lugar que você é de TI, com especialização em Java, certo? No meu caso também tenho "um pé" na TI (comecei na TI como Analista de Sistemas e trabalhei até 2006 como Business Analyst). Mas atualmente minha carreira é voltada para projetos de Oil& Gas, trabalhando em PMO. Gosto desta área mas acho muito especializada, portanto, com menos oportunidades disponíveis. Gostaria de voltar a atuar com BA.

Outro ponto é que para GP meu inglês é "weak". Preciso aperfeicoá-lo antes de investir em uma posição similar a que tenho hoje.

Desculpe o monte de perguntas e a ladainha (rs..rs), mas é que adoro lições aprendidas..rs..rs

Abs,
Marcia


Ver marciamoreira's Perfil Procurar outras mensagens marciamoreira
 
aurelio
Moderator
Moderator
Avatar

Registrado: 06/06/2007
Localização: Australia
Status: Offline
Mensagens: 605
Enviado: 05/02/2009 em 08:04 | IP gravado Citação de  aurelio

Marcia,

Sem problemas sobre as perguntas. Para cargos de chefia seu ingles deve ser outstanding. Nao se esqueca que vc liderará pessoas, incluindo nativos. Tendo dificuldades em se comunicar pode causar problemas na lideranca.

Sim, sou de Java. No brasil atuava já como Arquiteto e coordenador de equipe. Considero meu ingles bom. Trabalhai alguns anos numa multinacional falando ingles diariamente com os EUA por telefone, mas aqui dei um passo atrás... consegui vaga como desenvolvedor senior, o que para mim está ótimo.

Sei que tem outro membro meio sumido deste forum que atua em gerencia em TI... Vi num dos posts por aí. Dá uma pesquisada e tente mandar uma msg privada para ele.

Como gerente de projeto tbm seria bom ter uma certificacao como PMP.

Também como BA, o ingles deve ser bom para atuar com os clientes. Na minha opiniao, BA é o responsavel numero 1 pelo sucesso do projeto em termos do negocio capturado, portanto a comunicacao também é crucial. Os recrutadores aqui vao esperar excelente comunicacao de sua parte.

Os processo aqui sao lentos e enfadanhos. Tudo comeca com uma ligacao, depois algumas entrevistas por telefones, terminando com algumas entrevistas face-to-face. Acho o processo de recrutamento aqui bem formal de desgastante comparado com os do brasil! Nao importa o tamanho da companhia. Todas seguem um protocolo parecido!

[]s

Aurelio
Ver aurelio's Perfil Procurar outras mensagens aurelio
 
bnlopes
Newbie
Newbie
Avatar

Registrado: 27/06/2006
Localização: Brazil
Status: Offline
Mensagens: 5
Enviado: 05/02/2009 em 12:33 | IP gravado Citação de  bnlopes

Alguém tem informações sobre o mercado de telecom na
Inglaterra? Sou engenheiro, tenho experiência em
fornecedores de equipamentos e também em operadoras. O
inglês não é problema, morei 1 ano fora e já tenho o
IELTS em mãos. Grato,

Brunno
Ver bnlopes's Perfil Procurar outras mensagens bnlopes
 
aurelio
Moderator
Moderator
Avatar

Registrado: 06/06/2007
Localização: Australia
Status: Offline
Mensagens: 605
Enviado: 06/02/2009 em 12:05 | IP gravado Citação de  aurelio

Brunno,

Não sou de sua área, mas minha percepção generalista é de que o mercado aqui é muito mais avançado e maduro em todas as esferas do que no Brasil, principalmente quando o assunto é tecnologia. Telecom é um mercado muito bombante aqui, pelo menos sob a ótica dos consumidores de telefonia celular e fixa...

Se teu ingles é bom, e vc tem a qualificação e experiências satisfatórias para padrões um pouco mais exigentes, acho que, apesar da crise, vc tem boas chances sim! Faça algumas pesquisas nos engines de busca de empregos. Observer o mercado por um tempo... talvez por um mês e obtenha suas próprias eurísticas... Veja as ofertas de emprego em tua área... PONDERE... E tome uma decisão! Não fique aplicando para vagas aqui antes de chegar... Leia este post do adribas: http://www.canguru.info/forum/forum_posts.asp?TID=1184
Este é sobre New Zeland, mas se aplica a qqr país!

Primeiramente: Se vc confia em tuas habilidades e vc acredita que vc tem todos os atributos se colocar em outro mercado, isso é o que importa!!!

Não existe uma fórmula matemática que diga se vc está ou não preparado para imigrar e conseguir um emprego num mercado mais competitivo, mas sim um misto real de qualificação + confiança + loucura + sonho + pé-no-chão + planejamento!

Se vc tem tudo isso, o mundo é seu!

Um abraco

Aurelio
Ver aurelio's Perfil Procurar outras mensagens aurelio
 
marciamoreira
Senior Member
Senior Member


Registrado: 19/12/2008
Localização: United Kingdom
Status: Offline
Mensagens: 79
Enviado: 06/02/2009 em 13:02 | IP gravado Citação de  marciamoreira

Aurelio,

Muito legal todo os seus posts e a força que você dá para todos nós, que ainda estamos em processo de obter o visto. Congratulations!.. :)

Hoje escrevi um monte, e desculpe se estou sendo inconveniente questionando e compartilhando tanto.. Acho que é a empolgação..rs.

Hoje conversando com uma colega de trabalho (que também pretende ir para a Europa) ela sugeriu que eu foque em minha experiência específica em implantação e operação de PMOs. Talvez seja um caminho.

Eu já sou certificada PMP, com especialização em gerenciamento de projetos e alguns anos de experiência. Hoje sou consultora líder no PMO da Petrobras no ES, responsável por um projeto com 60 consultores. Mas eu pretendo voltar quantos passos atrás forem necessários. Desde que minha filhota e eu não passemos fome, of course.. :)..

Sou humilde e não tenho pretensão de chegar no Reino Unido em uma posição de chefia. Aliás, ficarei muito feliz se voltar a ser uma simples analista...rs..

Assistente de planejamento, especialista em metodologia, scheduler, planner.. etc..etc.. Tenho perfil e experiência para atender qualquer uma dessas posições, e ACHO, que o meu inglês neste caso é suficiente.

BA é mais uma paixão, mas achei a sua colocação muito pertinente. Talvez eu ainda tenha que comer muito feijão antes de me candidatar a um vaga nesta área. :)

Entretanto, se for necessário, tenho planos de ficar uns 3 meses só estudando e aperfeiçoando o inglês. Não sei se é uma boa idéia, pois a necessidade faz o sapo pular. Ou seja, quanto mais exigirem de mim, mais rápido vou me virar para falar fluentemente.

Gostei muito da sua fórmula. Tenho aplicado ela no meu projeto "Reino Unido aí vou eu!". Só não tinha estruturado ela de forma tão simples e clara. Acho que esta sua idéia deve ser mesmo coisa de arquiteto..:):)

Abs,
Marcia
Ver marciamoreira's Perfil Procurar outras mensagens marciamoreira
 
aurelio
Moderator
Moderator
Avatar

Registrado: 06/06/2007
Localização: Australia
Status: Offline
Mensagens: 605
Enviado: 06/02/2009 em 15:10 | IP gravado Citação de  aurelio

Marcia,

Estou aqui voluntariamente! Estamos todos juntos, e sei que o processo de imigracao nao é trivial! Eu pessoalmente tenho/tive dois (um para o UK e outro para Austrália).

Sobre a área que vc tem de focar: TODAS!!! Caiu na rede é peixe! Vc deve estudar o mercado e ver aquela área que vc terá maior facilidade em arrumar emprego. Seja uma área que vc visitou em sua carreira há 2 anos atrás ou esteja correntemente trabalhando... como disse antes, PONDERE AS VARIAVEIS...

Ter uma certificacao de PMP (que é EUA), certamente vai te ajudar em vagas de liderança, ou vocacionais para liderança... (desde que permanents). Tenho todas da Sun Microsystems (incluindo tdas de arquiteto) e um emprego de senior dev para mim está otimo!

O fato de ser humilde lhe ajudará muito a conseguir emprego aqui, pois vc estará num mercado de muita gente altamente qualificada com um bom grau de humildade! Vc estará na Europa! Competirá com os melhores do mundo! Em termos absolutos eu ganhava mais em reais do que estou ganhando em poundos, mas é um comeco!!! Esteja preparada!

BA é uma paixao??? Esta é sua chance de resgatar suas paixoes!

Digo mais... Se vc acha que teu inglês é suficiente para assistente de planejamento, e, confiando em teu dissernimento, digo que vc está pronta (pondere que nao somos donos da verdade).

Sobre o aperfeicoamento do ingles, isto pode acontecer naturalmente no emprego assim que conseguir! Aperfeicoamento nao é para quem está no Tier 1. A idéia é que vc venha pronta, como uma High Skilled migrant, que inclui as habilidades para comunicacao! Aperfeicoar o ingles vc pode fazer muito mais barato no brasil!!!

Sobre o projeto "Reino Unido ai vou eu!" eu a parabenizo e a encorajo! Eu tenho o projeto: "O mundo é só meu!!!" E tenho tido algum sucesso! Daqui vou para a Austrália!

Um abraco,

Aurelio
Ver aurelio's Perfil Procurar outras mensagens aurelio
 
Canguru
Administrator
Administrator
Avatar

Registrado: 19/11/2005
Localização: Australia
Status: Offline
Mensagens: 295
Enviado: 06/02/2009 em 16:47 | IP gravado Citação de  Canguru

Marcia,

So' de voce reconhecer que vai ter que dar alguns passos para tras ja esta com a mentalidade correta. Isso acontece com todo mundo pelo menos nos primeiros anos como imigrante.

Nao se trata de ser humilde ou de qualquer tipo de respeito ao pais novo so' porque somos novatos. Voce vai estar em desvantagem com a mudanca por causa do ingles. E mesmo que tivesse um ingles excelente, ainda assim lhe faltaria experiencia local e desconhecimento da cultura, de como se relacionar com os colegas no trabalho.

Ainda mais para alguem com seu perfil que me parece bem senior. Acho que para vagas mais tecnicas e' sempre mais facil entrar no mercado e ja sair competindo de igual pra igual com os locais. Ainda mais na minha area e a do Aurelio de TI. Quando se vai movendo pra areas de gerencia e gestao, a comunicacao se torna mais e mais importante. Nao so em termos do ingles falado, mas tambem outros aspectos. Falando na sua segunda lingua, voce tem que aprender novamente tambem a ser confiante, assertivo e outras caracteristicas de um bom comunicador.

Mas eu acho que voce esta no caminho certo, pois tem muita experiencia, em uma das maiores empresas do mundo com reputacao internacional. Tem certificacoes reconhecidas internacionalmente. Isso tudo e' muito valorizado em qualquer lugar e qualquer recrutador inteligente vai perceber que nao e' porque seu ingles ta meio capenga, que voce e' estupida, pois tem um otimo CV.

Enfim, uma boa preparacao e' a chave do sucesso. Ta ai' o exemplo do Aurelio que mesmo recem-chegado e em plena crise de "Credit Crunch", "Economic Downturn", "Sub Prime" e etc, conseguiu um emprego em 2 semanas.

Abraco,
Roberto
Ver Canguru's Perfil Procurar outras mensagens Canguru Visitar Canguru's Site
 
marciamoreira
Senior Member
Senior Member


Registrado: 19/12/2008
Localização: United Kingdom
Status: Offline
Mensagens: 79
Enviado: 11/02/2009 em 14:58 | IP gravado Citação de  marciamoreira

Aurelio e Roberto,

Muito obrigada mais uma vez pelas palavras de incentivo!.. :).. Estas mensagens têm me ajudado a esclarecer e entender melhor alguns pontos, e consequentemente, serão de grande valor no meu processo.

Roberto,

Concordo com tudo que você colocou muito bem no seu último post. Capacidade de se adaptar (e se reinventar) é a chave do sucesso, na minha opinião. E só se adapta, quem está disposto a deixar a segurança do quem tem hoje, para a incerteza do que vem amanhã. Sem dor, sem olhar pra trás.

Usamos nas nossas mensagens a expressão "andar pra trás". Talvez ela não seja adequada aqui. Acho que um mudança desta natureza é andar muitos passos pra frente. No nosso desenvolvimento pessoal, aprendizado, conhecimento etc etc. Profissão é um dos aspectos da nossa vida, mas não é tudo.

Aurelio,

Puxa, se o mundo é só seu, onde fica o meu pedaço!?? ..rs..rs Just joking! :)

Em relação ao "estar pronta para o tier 1" eu tenho uma outra opinião. Vc está pronto para o TIER 1 quando atende os requisitos que lhe são pedidos. Vc está pronto para assumir uma posição de trabaho quando se sente pronto para isso. Deixe me ilustrar com um exemplo este meu pensamento: um casal de amigos foi para o Canadá; ela IELTS 8 ou mais (não me recordo exatamente) e principal applicant, ele com inglês "mim quer comer feijão"; após 3 anos de Canadá ela ainda se sente insegura em assumir posições na área de GP, ele certificado PMP já chegou no Canadá buscando oportunidades e trabalhando na área.

Concordo com vc que é mais barato aperfeiçoar o inglês no Brasil. Mas, quando estudamos fora o nosso aprendizado extrapola as questões da linguagem. Engloba aspectos mais importantes, no meu caso, como cultura, comportamento, contato, adaptação. É uma forma de promover uma adaptação mais suave. Posso estar enganada.

Sorry pela mensagem longa!.. Espero não ficar conhecida no fórum como "boring Marcia"..rs..rs

Abs
2M



Ver marciamoreira's Perfil Procurar outras mensagens marciamoreira
 

Página de 2 Próximo >>
  ResponderNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para
Voce não pode enviar novos tópicos neste fórum
Voce não pode responder os tópicos neste fórum
Voce não pode deletar suas mensagens neste fórum
Voce não pode editar suas mensagens neste fórum
Voce não pode criar enquetes nesse fórum
Voce pode votar enquetes nesse fórum


Copyright © YesLondres.com O material contido neste site é protegido por copyright. Todos direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser reproduzido, traduzido ou utilizado para fins públicos ou privados sem prévia autorização.


Tempo
Brighton 6°-11°
Partly Cloudy
Enquete
Qual a pior linha de metrô em Londres?

Circle

Northern

District

Bakerloo

Outra