Metrô Londres Pedalar em Londres é uma boa alternativa ao transporte público. Além de evitar congestionamentos e economizar nas passagens que são muito caras, pedalar é um ótimo exercício para se manter em forma.

Ao contrário do Brasil, a bicicleta é muito utilizada em Londres como meio de transporte e não apenas como lazer. Existem muitos kilômetros de ciclovias e também um maior respeito por parte dos motoristas. Muitos londrinos utilizam a bicicleta como meio de transporte diário ao trabalho e o governo estimula o uso da bicicleta através de várias campanhas e também através de benefícios fiscais na compra da bike e acessórios. Londres ainda fica atrás de outras cidades européias notórias pelo grande número de ciclistas como Amsterdam e Paris, mas o governo planeja melhorar a infraestrutura para o ciclismo e aumentar o número de bicicletas na rua nos próximos anos.

Para os que trabalham em um emprego permanente existe um esquema do governo para a compra da bicicleta que chama-se "Cycle to Work" (http://www.cyclescheme.co.uk). Através deste esquema o empregado pode comprar uma nova bicicleta e acessórios com descontos em torno de 40% se a bicicleta for utilizada como meio de transporte para o trabalho. Uma bike nova custa em torno de £150 libras, mas pode-se comprar uma usada por metade deste preço. Mas fique atento se a bike não é roubada. Existe um grande mercado negro em Londres especialmente na área de Bricklane e se você contribuir para esse mercado a próxima vítima pode ser você.

Ciclistas podem utilizar as ruas e avenidas mas devem obedecer as leis de trânsito e seguir algumas regras como por exemplo utilizar luzes ao pedalar durante a noite. Se não estiver utilizando luzes o ciclista pode ser parado pela polícia e levar uma multa no local. Passar sinal vermelho também pode levar a uma multa a ser paga no local. Convém também utilzar coletes reflexivos, capacetes e outros equipamentos de segurança, pois é muito fácil para um motorista não perceber a presença do ciclista.

Outro acessório indispensável é uma boa tranca ou corrente para estacionar a bike. Existem locais com estacionamentos próprios para bikes mas normalmente qualquer grade, poste ou coisa do tipo serve na hora de prender sua bicicleta. Vale investir em uma tranca de boa qualidade pois o número de bikes roubadas em Londres é muito alto. As trancas mais baratas com cabos de aço fino não oferecem muita proteção. Os fabricantes oferecem um rating de suas trancas, vale a pena gastar um pouco mais em uma boa tranca.

Metrô Londres Locais para passeios não faltam em Londres com os vários parques e o rio Thames, mas caso precise de uma sugestão para sua área existem alguns bons sites onde as pessoas compartilham seus passeios através de mapas: http://www.bikely.com e http://www.mapmyride.com

Com relação aos tipos de bikes existem basicamente 2 tipos principais: Mountain Bike e Road Bike. Há vários outros tipos como touring, single speed, Triathlon, Hybrid, etc. Mas a diferença básica é que as mountain bike são feitas para off-road e porisso possuem os pneus largos, amortecedores, freios a disco, enquanto que as road bikes são mais focadas em velocidade, com pneus finos para diminuir a resistência, sem amortecedores para deixá-las mais rápidas e também com uma postura mais inclinada que permite mais força na pedalada mas em contrapartida é mais desconfortável.

Um tipo muito popular entre os commuters (os que vão ao trampo de bike) é a bike do tipo "folding" ou dobrável. Essas bikes podem ser dobradas, ficando bem compactas e porisso podem ser guardadas em baixo da mesa de trabalho ou levadas dentro do metrô.

As regras para levar uma bicicleta normal (não dobrável) dentro do Tube variam de acordo com a linha. Apenas algumas linhas permitem bicicletas (por exemplo circle e district) enquanto outras permitem apenas em alguns trechos pequenos. Os trens overland (de superfície) no geral permitem bikes e possuem até locais próprios com straps para se amarrar a bicicleta, mas cada operadora tem sua política. Porém nenhuma das operadores ou linhas do Tube permite bicicleta nos horários de pico em dias de semana. Para maiores informaçãoes visite o site do TFL (http://www.tfl.gov.uk) ou o site do national rail (http://www.nationalrail.co.uk)

Clique aqui para comentar sobre este assunto no Fórum